20.7.13

DE LOBÃO A DRAUZIO VARELLA, MUITA AGITAÇÃO NO FINAL DE SEMANA. APROVEITE!

Filarmônica de Pasárgada, no Vira Cultura. São ótimos!
Av. Paulista com rua Augusta, uma das mais movimentadas esquinas da cidade, vai ficar ainda mais concorrida hoje, sábado, a partir das 9 da manhã. É que o Conjunto Nacional promete muitas atrações em sua 4a edição do Vira Cultura evento ligado à livraria Cultura, instalada nesse endereço. Shows, debates e palestras sobre literatura, exibição de filmes, oficinas de gastronomia, exposições, contações de histórias, leituras, homenagens, quadrinhos, games...numa maratona de 35 horas. Ao todo estão programados 140 eventos com gente boa pilotando. Confira na nossa agenda free os horários dos programas. Destaque ainda para o Teatro nos Parques, a feira de troca de livros, gibis e brinquedos na Casa das Rosas, a 2a Mostra Cinema Português Contemporâneo,  a dança no Centro Cultural São Paulo e na Galeria Olido... Confira!

16.7.13

ESTREIA CINEMA PORTUGUÊS E FILMES ÓTIMOS NA CIDADE INTEIRA!

Começa em São Paulo a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo cujo tema é Outros Caminhos do Cinema Português. Serão exibidos 12 longas e 7 curtas e a homenagem especial é para Fernando Lopes, um dos nomes mais importantes do Cinema Novo Português, morto em 2012. O filme de hoje, 16 de julho, é  O Barão de Edgar Pera, às 19h, na Caixa Cultural de São Paulo.Vale conferir! 
A Cara que mereces de Miguel Gomes
A cidade tem ainda muito cinema bom pela frente com o 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo que hoje exibirá, a partir das três da tarde, Facas no Céu de Alberto Chicho Durant; Céu Escuro de Joel Calero; Sem Outono, Sem Primavera/ Iván Mora Manzano; A Balada do Provisório de Felipe David Costa Rodrigues; Os Fuzis de Ruy Guerra; Doce Amianto de Guto Parente e Uirá dos Reis, A Chamada de David Nieto Wenzell  e os curtas: O Roubo da Noiva de Miguel Angel Sanchez; Suda de Carmen Martinez;
Intervalos de Facundo Hidalgo; Corpo Vazio de Cintia Nakashima; Amparo de Gonzalez Aguilar; Passagem de Rubel Brisolla; A Música Silenciada de Andrea Oliva; Mulheres no Funk de Luisa Nolasco, Pescador de Marcéus de Pedro Moscalcoff; Oslo de Luis Ernesto Doñas; Bom dia, Equador de Andrea Arrízaga;  Nero de Carlos Carrasco;  Contra Fábula de Uma Menina Dissecada de Alejandro Iglesias Mendizábal; Caminhando as Noites de Cristina Esquerra.
E não é só. Mais exibições com Momento Curta, no Sesc Santo Amaro; Cinedebate - Homoerotismo em Cena/ O outro lado de Hollywood, no SESC Vila Mariana; As Melhores Coisas Do Mundo e Bicho de Sete Cabeças de Laís Bodanzky na Praça das Artes e no Projeto Cultura Sobre Rodas - Parada de Taipas; As Aventuras de Pi, na Oficina Cultural Alfredo Volpi; Os Excêntricos Tenenbaums, no SESC Santana e o mestre Pier Paolo Pasolini com o seu Saló ou os 120 Dias de Sodoma, no SESC Pinheiros
Para as crianças, os infantis O Fantástico Sr. Raposo, no SESC Ipiranga; O Balão Vermelho, no SESC Santana, Planeta do tesouro, na BP infantojuvenil Monteiro Lobato; Monstros vs Alienígenas – Abóboras mutantes do espaço, na BP Roberto Santos.

Dia bom esse! Confira os horários e locais na nossa agenda

11.7.13

FILMES EXCELENTES NAS MOSTRAS QUE ESTREIAM EM SÃO PAULO

A cidade recebe duas importantes mostras de cinema no final dessa semana e início da próxima: 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo.

Filme argentino Caíto/foto divulgação
O Festival Latino Americano, um dos mais importantes encontros no cenário cinematográfico brasileiro e que em sua ediçao anterior reuniu 20 mil espectadores, 109 filmes  e mais de 120 sessões gratuitas, além de cineastas, atores e produtores;tem como proposta discutir e fortalecer os caminhos do cinema latino americano e exibir significativos trabalhos.


Filme brasileiro Entre Vales/foto divulgação
As exibições do Festlatino acontecerão simultaneamente no Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Cinusp Paulo Emílio e Cinusp Maria Antonia a partir do dia 12 de julho até o dia 18. A curadoria dessa edição é de João Batista de Andrade, Felipe Macedo, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.  Destaque para alguns filmes como o novo longa-metragem do ator-diretor cubano Jorge Perugorría, Amor Crônico ,Tanta Água de Ana Guevara e Leticia Jorge, Barroco  de Estanislao Buisel, Miradas Múltiplas – O Universo de Gabriel Figueroa de Emílio Maillé.  O Brasil apresentará longas inéditos como New Gaza de Rita Martins Tragtenberg, A Moda é Viola de Reinaldo Volpato e Jardim Europa de Mauro Baptista Vedia, além de Os Dias Com Ele  de Maria Clara Escobar, Mazzaropi de Celso Sabadin e Doce Amianto  de Guto Parente e Uirá dos Reis. Vale a pena acessar o site www.memorial.org.br que traz informações sobre os artistas e diretores, presentes no evento deste ano.                              
No dia 16 de julho é a vez da CAIXA Cultural apresentar a II Mostra Cinema Português Contemporâneo como parte da programação do Ano de Portugal no Brasil. Os 12 longas e 7 curtas escolhidos para exibição permitem ao espectador conhecer a atual cinematografia portuguesa que foge de "concessões e convencões comerciais em relação aos seus aspectos estéticos, formais e até temáticos".
A cara que mereces/foto divulgação
Uma homenagem ao cineasta Fernando Lopes e a estreia da rubrica “Sob o olhar de…” para promover o intercâmbio entre o cinema português e o cinema brasileiro fazem parte desta segunda edição.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA NOSSA AGENDA   

9.7.13

AS ATRAÇÕES DO FERIADO!

Cabaret Foto/Eduardo Enomoto
Feriado com muitas atrações free: dança, no Sesc Pinheiros; roda de leitura na BP Ricardo Ramos, música no Itau Cultural, Sesc Vila Mariana e Galeria Olido; teatro, no Sesc Santana, Sesc Vila Mariana, Memorial da América latina e Teatro Ruth Escobar; cinema no Sesc Santo Amaro, Sesc Belenzinho e CineSesc; contação de histórias no Centro Cultural São Paulo. Confira a programação na nossa agenda!

6.7.13

O QUE FAZER DE BOM EM SÃO PAULO


      CLIC EM AGENDA

      Curta nossa fan page http://migre.me/fkxIw






O QUE FAZER ÀS TRÊS DA TARDE

foto /divulgação 

Hoje, sábado, às três da tarde, você pode escolher : Ponto pro Rock na Praça Victor Civita com as bandas Bravado, Instinto e Leeds; a conversa, a literatura e o cinema na Ocupação Teatro de Narradores - Brasil no SESC Belenzinho; o espetáculo infantil Coisas de Saci com a Cia. Tempo de Brincar, no SESC São Caetano; Sherazade, peça infantojuvenil com a Cia. Stromboli, no Funarte São Paulo; A Mulher e o Balão com Cia da Base, na Praça do memorial da América Latina ou ainda, na Casa das Rosas, a oficina Stencil e Isogravura com Núcleo Educativo. Acesse a agenda, tem programação gratuita para praticamente todas as horas do dia

5.7.13

DAS 400 FABÍOLAS ÀS MARIAS DA LUZ, UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA !

Foto/diculgação 
O difícil vai ser escolher! Hoje, sexta, continua a Mostra Sesc de Teatro de Animação, no Bom Retiro; o Cemitério Perdido dos Filmes B, na Biblioteca Viriato Correia com Os vivos serão devorados, às 18 horas, mesmo horário de exibição do filme de Lais Bodanski, As melhores coisas do Mundo, para o Projeto Sobre Rodas, em Capão Redondo. Mais tarde, às 20:30, a poesia de Glauco Matoso no Centro Cultural São Paulo.



Ben Stansall/AFP/Getty Images
Bom lembrar que esse é o último final de semana para ver a exposição FRANCIS ALŸS, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O artista belga, reuniu um acervo de 400 imagens da Santa Fabíola, recolhidos em mercados de rua, antiquários e coleções particulares, durante 15 anos. Todas elas são inspiradas na pintura original de Frances Jean-Jacques Henner cujo sucesso, quando exposta no Salão de Paris de 1885, provocou uma avalanche de reproduções. 
Foto: João Caldas / Divulgação

Amanhã e domingo, Alceu Valença e Zé Ramalho sobem ao palco do Anhangabaú, continuam as exibições da Mostra Sesc de Animação e do Cemitério Perdido dos filmes B. E no domingo, a família pode assistir a Osesp no Auditório Ibirapuera, às 11h, e depois do almoço, às 16h, ir ao Parque da Luz ver as Marias da Luz (trabalho elogiadissimo pelo jornalista e critico Dib Carneiro Neto na revista Crescer). Tem muito mais, são mais de 150 eventos culturais que você pode assistir gratuitamente. Entre na agenda free, faça sua programação para o final de semana e DIVIRTA-SE.     

2.7.13

FESTONA NO ANHANGABAÚ, NA SALA SÃO PAULO E NO SESC PINHEIROS

Foto/ Yone Montenegro e Rafael Mota
 Mais novidades na agenda free de julho! Dois dias, 6 e 7, de festança no Vale do Anhangabaú é o que promete o Arraial de São Paulo com uma movimentada tenda de cordel e shows com Alceu Valença, Zé Ramalho, Amélinha e Circuladô de Fulô, entre outros.
No dia 21, o Festival de Inverno de Campos de Jordão troca de endereço e coloca sua orquestra no palco da Sala São Paulo. Eles irão se apresentar às 11h da manhã com o programa Concerto para Violino de Tchaikovsky, com a violinista Jennifer Koh, e Sagração da Primavera de Stravinsky. Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 15 de julho.
Foto/divulgacão 
Já as
mães em férias na cidade devem dar uma boa olhada na programação infantil do Sesc Pinheiros que este mês traz a Mãozinha na Massa, uma oficina gastronômica que vai estimular os sabores e aromas orientais no paladar das crianças. A equipe d’A Caçarola - Núcleo Móvel de Culinária Infantil e Teen irá desafiar a garotada a fazer receitas próprias de sushis. Dias 7, 14, 21 e 28.
Foto César Obéid
Outra ideia interessante é a contação de histórias a partir da obra de grandes mestres da literatura latino-americana, os dois nomes escolhidos foram o escritor peruano Ciro Alegría e o guatemalteco Miguel Angel Astúrias. Dias 6, 7, 27 e 28.

Tem muita coisa boa e gratuita nesse mês, não deixe de acessar a nossa agenda!

Curta a nossa fan page no Facebook: http://migre.me/eufBF

1.7.13

AS FÉRIAS COMEÇAM AGORA COM A PROGRAMAÇÃO GRATUITA DE JULHO

As casas de cultura paulistanas preparam a programação de férias com carinho. É um tempo em que crianças e adultos se colocam atentos às atrações culturais da cidade! Esse julho não é diferente, eventos em série e em vários pontos de São Paulo serão apresentados como 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo exibido simultaneamente no Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Cinusp Paulo Emílio, Cinusp Maria Antonia ou então a interessante Mostra Cemitério perdido dos filmes B que une sessões e debates, na Biblioteca Pública Viriato Correia. O Sesc segue com a Mostra Sesc de Teatro de Animação trazendo a delicadeza e o talento de 21 Cias nacionais e internacionais,

Dia 13, importantissimo, as comemorações do Dia Mundial do Rock e entre elas está o  curso ‘História do Rock Brasileiro Nos Anos 60 e 70’ na BP Cassiano Ricardo. Os saraus à milhão: Arte Maloqueira, da Brasa, di Favela, do Binho, Encontro de Utopias, Poesia Maloqueirista, Marginaliaria, Cooperifa, Mesquiteiros e por ai vai.



O julho será ainda musical, a Osesp, Sinfônica do Estado de São Paulo, escolheu duas feras,Prokofiev e Dvorak, para o programa do concerto do dia 7, no auditório Ibirapuera, No mais, música para todos os ouvidos: choro, samba, viola caipira, cubana, de camara, instrumental... 
  
As crianças ganham programação especial, em praticamente todos os centros culturais.  O núcleo educativo da Casa das Rosas, por exemplo, preparou oficinas que incluem toda a família, como a de  Stencil e Isogravura na construçao de poemas visuais.

Lindo mesmo é saber que as danças, ocupações, leituras, contações, espetáculos teatrais e muitas, mas muitas exposições que completam o roteiro desse mês, além da qualidade, têm acesso gratuito ao público, totalmente free. 

Entre na nossa agenda e escolha, dia a dia, o que você gostaria de fazer nas férias, na cidade.