12.6.09

Cinema Sonoro 80 anos no Brasil - Sesc Vila Mariana - 12/06/2009

Luz, câmera, som!

Um frio enorme em plena luz do meio dia. Poucas almas se aventuravam a sair na rua nessa sexta-feira de dia dos namorados. Fui ao Sesc Vila Mariana para ver se lá tinha alguma coisa. E tinha. Em um espaço pequeno, o hall de entrada em frente ao elevador, foi montada a exposição Cinema Sonoro 80 anos no Brasil.

O nome já diz bastante sobre a intenção do projeto, que se divide em exposição de objetos (como câmeras antigas, gramofones e etc.), fotos sobre as origens do cinema brasileiro, um texto explicativo sobre a primeira exibição de cinema com som no País e uma sala de exibição de filmes, onde passam, durante todo o dia, quatro curtos filmes a respeito de como o cinema mudo "migrou" para o cinema sonoro.

São dois filmes sobre a origem do cinema sonoro, um do ponto de vista americano e outro do ponto de vista alemão. Há também uma entrevista com Alexandre Fleming, um dos pioneiros no cinema brasileiro, cuja invenção não patenteada seria "inventada" anos mais tarde nos Estados Unidos com o nome de Vitaphone, um sistema de sonorização que viria a modificar a história do cinema.

O último filme mostra uma experiência com uma série de cenas escolhidas de cinema preto-e-branco, que leva o espectador a entender as principais diferenças na evolução do áudio no cinema. As mesmas cenas, dentre as quais Carlitos e a célebre tomada da nave espacial (em forma de bala de revólver) atingindo o olho da lua, são passadas quatro vezes. Da primeira vez, sem áudio (desesperador ver uma cena de guerra sem áudio), depois em mono, stereo e sistema 5.1.

A mostra é bem interessante, especialmente para os iniciados ou apaixonados pela sétima arte. Tem detalhes, experiências, câmeras antigas belíssimas expostas, uma verdadeira relíquia bem escolhida. Mas, para aqueles apenas curiosos, se torna bastante enfadonho. Os filmes, tal como os textos de explicação, são longos e cansativos. Claro que aquele dia frio não deve ser amostra para nada, mas enquanto eu via os filmes, as pessoas que entravam na sala de exibição não ficavam mais de três minutos.

Para quem já sabe, ou quer saber mais, vale a pedida. Se não, vá até a banca de jornais e compre um desses bons filmes que estão vendendo agora, como Casablanca. Quem sabe você também não vira um cinéfilo?

Nota – 7,5

Custos
Nada
Transporte – fui e voltei a pé
Vai até...
dia 28/06.
Terça a sexta, das 9h às 21h30; Sábados e domingos, das 9h às 18h30.

4 comentários:

ana disse...

ótima dica!
Mas até quando vai a exposição???

Luciano disse...

Obrigado pela dica, Ana! Esqueci de colocar! Vou ajeitar na matéria agorinha mesmo!

Luciano

Anônimo disse...

Olá! A página está ótima! Mudaram algumas coisas, gostei, ficou ainda melhor!

Beijos!
Gorda.

Helena Piccazio disse...

O texto tá lindo, cara!