23.7.07

Percorso Ensemble – Sesc Consolação – 23/07/07

Sucesso inesperado

O concerto gratuito realizado no SESC Consolação pelo Grupo Percorso Ensemble foi um sucesso inesperado, não pela qualidade musical, é claro, mas pelo enorme público que compareceu ao evento. A surpresa foi ainda maior sendo o repertório voltado para obras “contemporâneas”.

Quando cheguei ao SESC fiquei impressionado com a fila que ia até a esquina de baixo. Muita gente ficou de fora do concerto, que, devido a enorme quantidade de pessoas que se acomodavam, começou atrasado.

Musicalmente, a apresentação foi acima da média, o que não era de se surpreender. Músicos consagrados e a participação da cantora Celine Imbert proporcionaram ao público um momento muito especial. O respeito e o tratamento com a música mostraram que não importa se a música é erudita, popular ou contemporânea, mas se ela é bem feita, com qualidade e respeito, o público receberá a mensagem.

Ao final do concerto vi o diretor do SESC, Prof. Daniel Miranda, observando a ovação aos músicos, e percebi que nem ele esperava tamanho sucesso. Até mesmo os músicos, quando falei com eles após a apresentação, disseram que foi tudo “diferente”. Só pra situar, concertos de música contemporânea não costumam ser sucesso de público, bem pelo contrário, normalmente se toca para platéias de 15, 20 pessoas.

Para terminar tudo de um modo ainda melhor, foi servido um coquetel.

O CD
A apresentação que assisti foi o lançamento do CD Berio + pelo selo do SESC. O projeto da primeira gravação brasileira do Folks Songs do compositor Italiano Luciano Berio e 2 obras brasileiras encomendadas que foram baseadas na obra de Berio, foi idealizado pelo diretor do grupo Ricardo Bologna (foto 1) e a integrante e flautista Cássia Carrascosa. Berio + é o primeiro lançamento do SESC voltado para musica erudita.

Nota – 9
Custos – nada (fui e voltei a pé)



por Piero Guimarães

Nenhum comentário: