23.5.12

Música

A salvação está em Mumford and Sons?


Por Luciano Piccazio Ornelas
"Mumford and Sons é a salvação da música”. Ao ler esta frase em uma entrevista dada por Neil Young ao MTV News, pensei em uma série de coisas. Mas, sem dúvida, a primeira delas foi procurar na net e descobrir quem eram estes caras.


A minha busca não foi vã. Descobri uma banda como quem descobre uma flor bonita em um jardim abandonado, ou como aquele que encontra uma bela menina de olhos azuis em meio ao caos de São Paulo.

Baladas suaves, tocadas com fogo e instrumentalizadas com banjos, pianos, baixos, vocais dobrados em muitos momentos. Bateria, quando muito, em alguns momentos. A banda traz uma mistura de folk e rock, num ritmo de marcha que leva o ouvinte a prestar atenção às letras – como quando vai conduzindo o ouvinte até gritar baixinho “Awake my soul” (acorde a minha alma).


As letras, por sinal, são a cereja do bolo. Parar e analisá-las uma a uma é crucial a homens e mulheres que pretendem ser melhores seres humanos. Que tal pensar na frase “If only I had an enemy bigger than my apathy I could have won” (Se apenas eu tivesse um inimigo mais poderoso que minha apatia, poderia ter vencido”. E as letras são, todas, um grito para que acordemos. Mas um grito suave, como alguém que, sussurrando ao ouvido, lhe dissesse que o mundo está caindo.



A banda surgiu em 2007. Apenas em 2009 lançou seu primeiro álbum, Sigh no More. Em 2010 foram lançados nos EUA, e já conseguiram duas indicações para o prêmio Grammy. É mole? Fica a dica: Mumford and Sons, especialmente as músicas: Awake my Soul, Little Lion Man, White Blank Page, I Gave You All. (publicado no Area Geek)

Nenhum comentário: