25.7.11

Domingo na Casa - Casa Fora do Eixo - 25/07/11

Arte livre ao ar livre
Cheguei à Casa Fora do Eixo 13h45. Fui entrando e me deparei com algumas poucas pessoas, que se ocupavam em levar equipamentos de som e gravação daqui pra lá. Três meninas apareceram na entrada da casa, se oferecendo para ajudar. Sim, voluntariamente queriam trabalhar na festa.

É um casarão antigo, meio acabado e muito grande. Os artistas conseguiram, por meio de intervenções, deixar o espaço totalmente adaptado às suas necessidades. Grafites nas paredes, um auditório grande para as bandas se apresentarem, lanchonete, churrasqueira e assim por diante!
Banda Lisabi, de Campinas
A casa Fora do Eixo existe há seis meses em São Paulo, e já vem fazendo estragos. Folha de S.Paulo, TV Gazeta e outros meios de comunicação fizeram reportagens sobre a residência e sobre os dezoito gestores culturais que lá decidiram morar, com a intenção de abrir um espaço eficaz para a divulgação dos artistas que não conseguem seu espaço na mídia tradicional.

O Arte Free esteve lá para conferir as duas primeiras bandas a se apresentar neste domingo. A primeira subir ao palco foi a campinense Lisebi. Com um punk misturado com rock progressivo, somado a sax e trompete, os músicos conseguiram um resultado, no mínimo, curioso. Das letras em inglês, pouco ou nada se entendia, o guitarrista e o baixista pulavam para lá e para cá feito os punks tradicionais (certa hora, o guitarrista foi para o meio do público, o que fez com que o som de sua guitarra começasse a chiar. E levou um puxão de orelha do baixista). Mas o resultado geral agradou. (afinal, onde mais poderíamos ver um punk progressivo com trompete?)

A segunda banda a se apresentar foi a Doutor Jupter. Com um estilo totalmente diferente da primeira banda, o quarteto trouxe um pop-rock com gaita e bandolim, que deu uma cor interessante para as músicas. Definida como uma mistura de Rock, Country e Blue Grass pelo vocalista, o grupo conseguiu cativar o público presente, que exigiu um bis. E foi atendido.

Doutor Jupter
Banda de excelente qualidade, trouxe suas fãs (cerca de 12 meninas que sabiam todas as letras de cor), que faziam coro ao grupo que, numa levada agradável e letras em português, conseguiu cativar até aqueles que lá estavam para assistir outras bandas.

Mariana Marques, Regina Reis Kinder e Lidi Ferreira
trabalhando voluntariamente no bar
As apresentações foram curtas – 30 minutos cada – para dar oportunidade aos vários grupos e coletivos que têm a intenção de se apresentar lá. E as bandas não ganham nada, apenas a oportunidade de mostrar o seu trabalho já que, querendo ou não, a Casa Fora do Eixo está, cada vez mais, se tornando peça fundamental do Eixo. Um outro eixo, talvez, mas ainda sim, eixo.

Oportunidade única para aqueles que querem fazer algo diferente, algo bom, tanto em música, quanto em artes plásticas, cinema, e assim por diante. Espaço importante, fundamental, e que tem de ser incentivado.

Gostou da matéria? Compartilhe! Comente!

Nota:Lisebi: 7,5
Doutor Jupter: 8,5

Custo: R$6,00 (ônibus) – O churrasco e a cerveja são de graça

Fotos e matéria por Luciano Piccazio Ornelas



Um comentário:

Claudia disse...

Vamos ficar de olho na programação da Casa! Parabéns a todos