11.7.11

A garota que saltava pelo tempo - Cinusp - 11/07/11

O tempo não espera por ninguém

Hoje o sol não deu a menor confiança para o inverno e trouxe uma tarde muito gostosa, de céu aberto. Na Praça do Relógio da Usp, estudantes passeavam aproveitando suas férias. Já na frente do Cinusp, poucos minutos antes da sessão das quatro começar, pessoas surgiam de todos os lugares e essas sabiam muito bem para onde ir, rapidamente formaram uma grande fila a espera da A garota que saltava pelo tempo. O cinema ficou lotado. Até as escadas lotaram.

O filme, que faz parte da Mostra de Animes organizada pela Fundação Japão, é fantástico. Rodado em 16mm, tem desenhos belíssimos, cenas impressionantes – aquela em que a garota estava no parque, com seu amigo ruivo, é especialmente bonita, mas todas, todas são - e uma história igualmente bela, que lembra bastante o filme Efeito Borboleta.

Uma menina ganha o poder de voltar no tempo e tenta consertar os diversos revezes de sua rotina e, tal como em Efeito Borboleta, vai se afundando cada vez mais em suas escolhas. A partir daí, a história toma um rumo diferente do filme de Hollywood, e, claro, tem um final impressionante.

Mesmo depois de a sessão começar, continuavam a chegar mais e mais pessoas, em sua maioria jovens – muitas garotas de ascendência japonesa – e que se uniam à platéia (entendida em animes e bastante participativa). Riam, se assustavam, enfim, viviam as cenas passadas na tela.

No meio do filme, uma interrupção para trocar os rolos (como havia sido anunciado anteriormente), e a película continua. Só que com uma diferença, dali em diante quase não se ouve reação do público, tamanha a tensão que tomou o desenrolar da história. E no final, a platéia... bom, é melhor não dizer nada pra não estragar a surpresa de quem vier assistir a próxima sessão.
Nota: 9,5

Custo: R$ 6,00 (ônibus)

2 comentários:

Ana disse...

Bom, se eu já estava com vontade de ir, imagine depois de ler essa matéria! Que pena que não deu, deve ter sido realmente incrível. Essas animações japonesas sabem dar um toque de leveza a tudo. Parabéns pelo trabalho!

Gabriella disse...

aaaaaah queria ter ido... ainda mais com essa descrição do filme... bom, outro dia a gente vai!!!