11.7.13

FILMES EXCELENTES NAS MOSTRAS QUE ESTREIAM EM SÃO PAULO

A cidade recebe duas importantes mostras de cinema no final dessa semana e início da próxima: 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo.

Filme argentino Caíto/foto divulgação
O Festival Latino Americano, um dos mais importantes encontros no cenário cinematográfico brasileiro e que em sua ediçao anterior reuniu 20 mil espectadores, 109 filmes  e mais de 120 sessões gratuitas, além de cineastas, atores e produtores;tem como proposta discutir e fortalecer os caminhos do cinema latino americano e exibir significativos trabalhos.


Filme brasileiro Entre Vales/foto divulgação
As exibições do Festlatino acontecerão simultaneamente no Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Cinusp Paulo Emílio e Cinusp Maria Antonia a partir do dia 12 de julho até o dia 18. A curadoria dessa edição é de João Batista de Andrade, Felipe Macedo, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.  Destaque para alguns filmes como o novo longa-metragem do ator-diretor cubano Jorge Perugorría, Amor Crônico ,Tanta Água de Ana Guevara e Leticia Jorge, Barroco  de Estanislao Buisel, Miradas Múltiplas – O Universo de Gabriel Figueroa de Emílio Maillé.  O Brasil apresentará longas inéditos como New Gaza de Rita Martins Tragtenberg, A Moda é Viola de Reinaldo Volpato e Jardim Europa de Mauro Baptista Vedia, além de Os Dias Com Ele  de Maria Clara Escobar, Mazzaropi de Celso Sabadin e Doce Amianto  de Guto Parente e Uirá dos Reis. Vale a pena acessar o site www.memorial.org.br que traz informações sobre os artistas e diretores, presentes no evento deste ano.                              
No dia 16 de julho é a vez da CAIXA Cultural apresentar a II Mostra Cinema Português Contemporâneo como parte da programação do Ano de Portugal no Brasil. Os 12 longas e 7 curtas escolhidos para exibição permitem ao espectador conhecer a atual cinematografia portuguesa que foge de "concessões e convencões comerciais em relação aos seus aspectos estéticos, formais e até temáticos".
A cara que mereces/foto divulgação
Uma homenagem ao cineasta Fernando Lopes e a estreia da rubrica “Sob o olhar de…” para promover o intercâmbio entre o cinema português e o cinema brasileiro fazem parte desta segunda edição.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA NOSSA AGENDA   

Um comentário:

Unknown disse...

Caito é um ótimo filme! Trata da amizade entre dois irmãos e mistura realidade com ficção.

Muito bom! O diretor conseguiu abordar a doença degenerativa da personagem de Caito de maneira suave e muito poética.

Bela fotografia, belo roteiro, bela poesia sobre a amizade e a fraternidade!

Até breve,
José Chadan