26.11.06

Artistas no Telhado - Filarmônica de Berlim


"A gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte"

Não basta só haver arte de graça. Os preços dos ingressos para shows como o do U2 ou Filarmônica de Berlim são uma prova de que muitos não têm o mínimo senso de realidade. Ninguém tem dinheiro, o país está falido e, mesmo assim, cobram 200 reais no ingresso mais barato. Cirque du Soleil que o diga. E os fãs e interessados sofrem; vêm alguns de seus maiores ídolos chegarem ao Brasil e não têm dinheiro para assistir. No caso dos músicos é ainda pior: trabalham com música, dedicam uma vida a isso, e não tem dinheiro para assistir a um show mais caro.

Helena Piccazio, violinista, está juntando histórias de músicos brasileiros que conseguiram furar esse esquema e assistir à apresentação da Filarmônica de Berlim (melhor do mundo!) de graça, quando esta veio para São Paulo.

Essa é a idéia. Arte é pra todo mundo!!!

Nessa semana, Helena nos traz a história do trompista André Gonçalves:

Quando a Berliner Philharmoniker Orchester esteve em São Paulo, eu tinha acabado de entrar na Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul, emprego que tinha conquistado com muito suor, que era muito importante para mim. Então eu ganhei um convite pro concerto (!), e no meu 1º ensaio da orquestra pedi licença para faltar, e assistir a BPO, já que tive a sorte de ser premiado com um convite.

No dia seguinte à tarde teve uma masterclass na cúpula do Theatro Municipal de São Paulo que foi muito interessante. Quando ela acabou, resolvi me esconder e fiquei por ali até um funcionário do Theatro chegar e perguntar o que nós (eu e mais uns ratos como eu) estávamos fazendo lá. Dissemos que a aula tinha acabado tarde, e que já estávamos indo embora...

É claro que desci eu fui direto para um banheiro do foyer. Eu poderia simular que estava passando mal e precisava ficar no vaso muito tempo ou algo assim. Fiquei lá das 17h até 21h, então mantive a pose, lavei minhas mãos e dei uma arrumada no cabelo. Saí do banheiro e assisti de novo o concerto da melhor orquestra do mundo. E acabei faltando no ensaio da Orquestra de São Caetano de novo...

A essa altura eu estava tão empolgado que já tinha esquecido da Orquestra de São Caetano, e resolvi chamar a galera da BPO pra tomar um choppinho. A galera gostou da idéia e a gente foi parar no Bar Continental. Tomamos uns 258 chopps e a conta foi paga em marco alemão, essa parte também foi boa!

Dia seguinte eu tive uma ressaca enorme, mas estava muito feliz, ainda mais porque até hoje eu tenho a gravação da 9a sinfonia de Mahler que eles tocaram no Teatro Municipal, hehehe...

No outro ano fui a Berlin e o Stefan Dohr (primeira trompa da BPO) lembrou de mim, do barzinho, e me deu uma aula de 2 horas de graça!"

André Gonçalves toca trompa na Orquestra Sinfônica do Estado De São Paulo.

Legenda:

Berliner Philarmoniker Orchester (BPO) é o nome original da Orquestra Filarmônica de Berlin em alemão.

Masterclass é o nome dado a uma aula de instrumento musical aberta a ouvintes, geralmente são várias pessoas que t em aula numa mesma masterclass, uma de cada vez.

Nenhum comentário: