18.11.06

Da meia-noite às seis – Casa das Rosas – 18/11/2006

Fotomontagens

Inúmeras vezes acordamos assustados com nossos sonhos, sem entender quais podem ser seus significados. Grandes mistérios, sustos e revelações são apresentados, mas na maioria das vezes sem coerência nem nexo. Estas impressões formam a preocupação da fotógrafa e artista plástica Flávia Gomes na mostra “Da meia-noite às seis” que retrata este período em que acreditamos estar durmindo profundamente.

Através da técnica “Light Painting” - pintura de luz – 22 trabalhos estão expostos em um leve tecido, na reformada Casa das Rosas. São fotos distorcidas e alteradas para criar ambientes chocantes, fortes e impressionantes. Poesias também são acrescentadas para ilustrar aquelas ilusões e simbolismo.

Muitas imagens passam um ar assustador. É o caso em que há um auto-retrato de Flavia Gomes em posições distintas numa mesma sala. Com tons diferentes de cores, cria-se um destaque para o fundo do espaço, como se houvesse um fantasma predominante sobre a realidade apresentada. É preciso muita atenção e poder de observação para reparar nos detalhes que permeiam cada obra. Em um jogo de luzes fascinante e fotos ainda mais completas e reveladoras, relembramos sonhos que já nos incomodaram em passados distantes. Com metáforas sensíveis, a artista cria profundas sensações em cada um que observa os quadros com atenção.

As poesias são diretamente relacionadas ao tema. Em certos momentos, parecem completar-se umas as outras - assim como as fotos, que aparecem em uma seqüência bem escolhida. A simplicidade em que as obras estão dispostas cria um ambiente de pureza e leveza, quase nos transportando para dentro de um sonho, atingindo em cheio o ponto em que a autora provavelmente queria chegar.

Durante o curto passeio pela pequena sala de exposição, as antigas perguntas sobre sonhos e ilusões da mente vem à tona: estamos realmente dormindo quando aqueles histórias passeiam pela nossa cabeça? são sinais que aparecem para nós e devem ser estudados e interpretados cuidadosamente? ou são apenas delírios de descanso? Apesar do pouco espaço e da ausência total de interação, a reflexão provinda das idéias inteligentes de Flávia Gomes superam os problemas e criam identidade própria, o que provoca boas lembranças, conversas e longas histórias.

Custos
R$ 0,00 (fui e voltei a pé)

Nota 8

Por Allan Brito

Nenhum comentário: