4.11.06

Artistas no Telhado - Filarmônica de Berlim

Berlim Superstars!
Por Helena Piccazio


Pra quem pensa que música clássica é sinônimo de música relaxante, pra dormir, de gente mais velha, mais metido a refinado, tenho que dizer: não é bem assim...

Musica clássica é algo que exige dos músicos muito estudo, mas muito mesmo! Ela pode provocar nos ouvintes sensações de todo tipo: dúvida, nervosismo, tranqüilidade, paixão, eletricidade, alegria e mais uma infinidade que só a musica pode provocar! Imagine que fazer isso da melhor forma possível é muito difícil, e fica ainda mais complexo se juntar 100 músicos, cada um tocando um instrumento diferente, mas todos a mesma musica, como nas orquestras.

Em São Paulo existem muitos estudantes de música clássica (muito mais do que se imagina!) e um dia de 1999 veio para o Brasil pela primeira vez a Orquestra Filarmônica de Berlim. Convenhamos: estudante no Brasil não pode pagar 200 reais por um ingresso! E a Filarmônica de Berlin é simplesmente considerada a melhor orquestra do mundo! Resolvi escrever pra meus amigos e perguntar o que fizeram pra ouvir a Filarmônica de graça.
A violoncelista Marta Carmo do Espírito Santo, natural da Bahia, estava morando em São Paulo para estudar nessa época e conta:
- "Oi!
Artistas no telhado??? Tudo a ver com a minha historia!!!
Você nem acredita, mas eu, a Claudia da flauta, e outra flautista que estudava com a gente na Unesp, fomos parar no telhado no Teatro Municipal, perto da máquina do ar condicionado. Um cellista da Filarmônica de Berlim, que eu conheci no lançamento do cd do grupo de cellos um dia antes, foi super simpático e colocou a gente pra dentro do teatro dizendo: a partir daqui vocês se viram, né? E tentamos subir pra ter acesso a platéia quando um segurança nos viu. Saímos fugindo correndo, entramos no elevador, fomos ate o ultimo andar pensando que estaríamos salvas ali, mas um tempo depois la estava ele de novo.

Então corremos e subimos umas escadinhas, já no teto mesmo, onde tinha uma máquina barulhenta gigante (era o ar condicionado) e nos agachamos ali, bem apertadas, por alguns minutos... eu e a Claudia tivemos a idéia de orar, e assim fizemos, quando de repente o cara abre a porta, acende a luz e nos pega sem saída, hahaha! ate hoje me lembro... Nós dissemos a ele que dali dava pra ouvir a orquestra, e era tudo o que queríamos, só ouvir, já que éramos estudantes sem grana pra comprar um ingresso - que era absurdo na época, uns duzentos e pouco... Então, com a maior cara de serio e bravo, nos chamou para acompanha-lo e mostrou a entrada para a galeria, aquela perto do teto que pra ver a orquestra você não pode ter medo de altura, hehehe... E alem de ouvir, assistimos! Com gosto de vitória ainda!".

Mais histórias dos músicos brasileiros na Filarmônica de Berlim? Na próxima Artistas no Telhado!
Helena Piccazio é violinista

Nenhum comentário: