4.11.06

Gabriel Sater – Sesc Vila Mariana – 04/11/06

O Tangadeiro

Antes de chegar no Hall do Sesc Vila Mariana já ouvia o chorinho. Não, o duo de violões ainda não havia começado a tocar, era só um som ambiente, prelúdio do que viria.

Ajeitando as coisas e esperando a hora para começar, os músicos e produção estavam já por ali, conversando, olhando. E ninguém precisava de indicação para saber quem era Gabriel Sater. Gabriel é quase que a fotografia do pai, Almir Sater.

Uma platéia na faixa dos cinqüenta anos esquentava os bancos do lugar, que cheio, viu Gabriel e Negão dos Santos sentarem em suas cadeiras e começarem a tocar. A primeira música foi de seu pai, para a alegria da platéia presente.

O que mais impressiona na técnica de Gabriel é o ataque de sua mão direita às cordas. Soa como uma mistura da pegada de música de raiz com algo mais erudito. Por vezes virtuose, dedilha e puxa as cordas, brincando com o violão sem grandes problemas.

O jovem violonista apresentou músicas notadamente nostálgicas. A maioria das notas que buscava em seus solos, enquanto Negão fazia as bases, eram agudas. Talvez seja influência da música de raiz, que tem a tristeza como um dos temas principais.

De tango a chorinho, de flamenco a blues, o set list escolhido foi bem eclético, e impediu que as toadas de violão caíssem na mesmice daquele sábado à tarde. Ao final, a platéia aplaudiu de pé pedindo bis e os 10 cds que lá estavam à venda acabaram. Valeu a tarde.

Nota – 9

Custos
R$ 0,30 – Doce
R$ 0,00 – (fui e voltei a pé)

Dia 18 estará novamente no Sesc Vila Mariana (confira nossa programação), e prometeu um show diferente, com uma surpresa...

4 comentários:

Anônimo disse...

era doce de que?

ps: gabriel é uma das pérolas da nossa safra.

Arte Free disse...

paçoquinha...

Anônimo disse...

acabei de descobrir esse blog adorei é dificil descobrir coisas legais pra se fazer pagando pouco!!!!!!
vou indicar pra todos os amigos se eu tiver dicas posso mandar pra vocês?
Aline

Anônimo disse...

Luciano..
Parabéns pela excelente reportagem sem duvida nenhuma Gabriel Sater é um dos musicos mais promissores da nova geração e isso nos faz ficar aliviados sabendo que a nossa verdadeira MPB permanecerá em boas mãos...