28.9.06

Edgar Scandurra – Fnac Paulista – 27/09/06

Sonoridade Incondicional

Quase não deu tempo. Sorte que Edgar Scandurra desceu na estação errada e também se atrasou. Na platéia de cem pessoas, muitos fãs do Ira!, que pareciam não saber ao certo o que esperar do projeto solo “Amor Incondicional” de Scandurra, guitarrista do Ira!, sendo lançado ali na Fnac.

Edgar caminha entre o público até chegar no palco, junto com a baixista e também vocalista Sandra Coutinho e a baterista Michele Abú. 19:30 e o show começa. A primeira faixa, que dá nome ao disco, já anuncia o que se verá durante toda a apresentação: uma mistura de pop rock com batidas eletrônicas. A platéia não se anima muito no começo; ficam observando como quem não sabe a letra ou ouve a música pela primeira vez. E esse era realmente o caso.

O show segue com músicas ora mais “viajantes”, lembrando um pouco o rock psicodélico do Pink Floyd, ora mais dançantes, que animavam mais o público. Nas músicas de Scandurra, as coisas mais importantes são o ritmo, os solos, os instrumentos. As letras parecem ficar em segundo plano (são um tanto quando repetitivas) - os sons das palavras servem mais para criam um ritmo, dialogando com os outros instrumentos no palco, do que para transmitir alguma mensagem ou poder ser pensada como poesia.

Scandurra, sempre transitando entre a música eletrônica e o rock, comanda não apenas a guitarra como também os “botõezinhos” que controlam as batidas eletrônicas. O som nem de longe lembra o da banda Ira! - fato que talvez tenha frustrado a expectativa de alguns. Mesmo assim, ao decorrer da apresentação, o público foi se tornando mais íntimo do som – talvez surpreendente e inesperado – de Edgar Scandurra; ao final do show, todos já estavam dançando e balançando a cabeça.

O show terminou as 20:30, pontualmente. O público pedia mais: o show terminou e eles continuavam lá, em peso, olhando para Scandurra em silêncio, como quem pede bis. Mas ele logo avisa “é um pocket-show”, e parte para os autógrafos e fotos com os fãs.


Set List: Amor Incondicional – After Silence – Do Chão Não Passa – Decadanse – Ofake – Frio – Patchouli – S.A.O. Til – A Virada – Copan – Trashland – Tetela – Barulhinho.

Custos : 2 reais (ônibus para ir e voltar)

Nota: 7

Nenhum comentário: