13.9.06

Krzysztof Kieslowski - CCSP - 13/09/06

A liberdade não é azul. É cinza

Mais uma vez busco a sensação de tentar desvendar em instantes paralisados o universo daquele que ganhou fama pela arte em movimento. São fotos de um cineasta.

Já havia visitado Agnès Varda, exposição escondida no subsolo do CCBB. Agora trocam-se as letras, e o local de destino é CCSP. O cineasta é o polonês Krzysztof Kieslowski, e a mostra é em homenagem aos dez anos de sua morte.

A cineasta belga ia atrás, em mil e uma imagens diferentes, de um único sentimento. Impressionante como Krzysztof consegue ser o exato oposto: busca em imagens parecidas todos os sentimentos do mundo. Krzysztof é um minimalista, e procura em contornos e detalhes a voracidade de se jogar neste mundo sem corda de proteção.

O polonês passa, em preto-e-branco, todas as sensações do cinza. As mil tonalidades destas duas cores puras. Os muros, os rostos, as paisagens, tudo se confunde num sem fim de tristeza. Krzysztof passa o urbano, o comum, o passado.

Não podemos classificá-lo com um fotógrafo notável, mas saber o que busca faz de sua exposição de fotos algo interessantíssimo. Parece que saiu pelas ruas de seu bairro a congelar suas visões de mundo num dia qualquer. Ver suas fotos é enxergar seu olhar cinematográfico.

Depois que já tinha voltado da exposição, descobri algo que mudou totalmente minha perspectiva, já positiva, da mostra. Krzysztof fez um dos filmes mais belos e marcantes da história do cinema: A liberdade é azul. Nele, descreve de forma intocável a mentalidade e sensações de um músico, numa história comovente e pesada.

Sabendo disso, tudo em sua mostra de fotos muda. O olhar cinza, as reflexões distintas baseadas em imagens parecidas. Krzysztof fotografa a mesma cena de pontos diferentes. Algumas delas pessoas olham para a câmera, noutras nem a notam.

Se for a esta exposição, não deixe de reparar em uma das primeiras fotos. Num cenário que lembra os fundos de uma loja, totalmente bagunçado e caótico, um homem simples olha o único objeto que pode mudar aquilo tudo: uma vassoura. É o cinza e suas saídas.

Custos
Transporte: R$ 0,00 (fui e voltei a pé)

Nota - 9

A exposição vai até dia 17/09

(as fotos da matéria são de divulgação, e não estão na mostra. São retratos de Krzysztof)

Nenhum comentário: