15.9.06

Fernanda Porto - Fnac Paulista - 15/09/06

Meus dez mil corações a mil


De antenas ligadas do Sudeste.
Da frente do prédio da FIESP

Não diria da frente, mas de bem perto do prédio da FIESP, dava pra ver todos eles enfileirados. Eram mais de 200 fãs aguardando ansiosos, do lado de fora da FNAC, o show da cantora, compositora e multi-instrumentalista Fernanda Porto. Infelizmente, apenas aqueles de antenas mais ligadas ficaram sabendo da distribuição, às 18h, das 100 senhas de entrada. Então, com casa cheia, caixa na cintura e baquetas nas mãos, Fernanda iniciou um animado Baque Virado.

Eu já te conhecia

Desde o começo dos anos 90, com muitas mudanças no estilo de lá pra cá, a artista se apresenta nos palcos das principais capitais do Brasil. Já passou também por Inglaterra, de onde vem seu característico drum n`bass, pela Itália, EUA e outros lugares, sempre deixando admiradores. “Vou te levar pra Bahia!” grita cheia de sotaque uma delas, em meio a aplausos e assobios. Fernanda sorri. “Vocês me acostumam mal”.

Nem se atreva a me dizer do que é feito o samba

MPB, samba-reggae, Bossa Nova, Drum`n Bass, Maracatu, samba, canto lírico, pop, rock. Fernanda samba assim. É ela mesma quem cria os arranjos no computador, usando recursos de tecnologia musical aliados à gravação de instrumentos acústicos. Durante o show, além de tocar caixa, violão, sax e guitarra, ela também foi a responsável por introduzir os samplers de seu novo cd a cada música. Uma infinidade de sons que encheram o ambiente, tornando o ‘show de bolso’ muito mais grandioso do que se poderia imaginar.

Na pista todo mundo brilha

Formado basicamente por jovens, o público se solta devagar. Começam tímidos, mais ou menos imitando a moça que dança em cima de altas plataformas no palco, e aos poucos se sentem à vontade para bater palmas mais forte nos intervalos e até gritar alguns “Você é linda” e “Ae! Caixeira!”. São convidados a cantar junto músicas de maior sucesso como Só tinha de ser com você, Roda Viva e Giramundo. A cantora troca sorrisos com uma menina que gira os dedos indicadores para o alto. É mesmo muito simpática.

Meus dez mil corações a mil

O show veio para lançar o terceiro CD e o novo DVD da artista: Fernanda Porto ao Vivo. Além das músicas citadas ao longo do texto, a nova produção também inclui Coco Sem Água, 1999, Você e Eu, Saudade Do Que Não Tive, Pensamento 4 (participação de Edgard Scandurra), Sampa (remixado) e muitas outras. Fica evidente que não está mais no palco somente a ‘voz brasileira do drum n`bass’. É uma Fernanda Porto evoluída, mais ousada e menos tímida. Diferente dos primeiros CDs, ela agora não se esconde atrás de um milhão de instrumentos (são só mil!). Conta com a ajuda do sorridente David Rangel, no baixo, e da impressionante Christianne Neves, nos teclados, tamborim, cavaquinho, meia-lua e agogô. Ao final, Fernanda vai para o camarim e reaparece, minutos depois, pronta para a sessão de autógrafos. Sou a primeira! Saio de lá contente: com toda a energia de uma mulher incrível e “mil beijos” num pedaço de papel.

Set List – 1.Baque Virado – 2.Eu já te conhecia – 3.Coco sem água – 4.Simples – 5.Só tinha de ser com você – 6.1999 – 7.Você e eu – 8.Samba a dois – 9.Saudades do que não tive – 10.Pensamento 4 – 11.Sampa – 12.Seu nome na areia – 13.Tudo de bom – 14.Roda Viva – 15.Giramundo – 16.Corações a mil

Nota - 9,5

Custos
R$ 0,00 (fui e voltei a pé)
Matéria por Gaia Gonçalves
Fotos Por Fernanda Almeida Silva

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria Gaia
Além do ótimo texto você consegue passar toda a vitalidade do show e da performance da Fernanda Porto

Parabéns

Anônimo disse...

poxa, obrigada. obrigada mesmo.

Anônimo disse...

Curti!!! Adoro a Fernando Porto, pena que nao deu pra ver o show
:(

Parabens pela materia!

Gorda