6.9.06

Flávia Bittencourt – Fnac Paulista – 05/09/2006

Recente Sentido

Suspeitei que encontraria o café da Fnac vazio. Não pelo show da Flávia Bittencourt, mas pelo horário e dia da semana (13h de terça-feira). Fui entrando e a voz firme da cantora maranhense já tomava conta dos espaços. Mas ainda faltavam 45 minutos pro início do show: Flávia só estava ajustando os últimos detalhes. E, apesar das cadeiras da platéia ainda desocupadas, as mesas estavam lotadas.

O percussionista Adriano Busco permaneceu no palco ajeitando seus instrumentos e aquecendo seu pandeiro. Pude conversar com ele a respeito de sua parceria com Flávia Bittencourt e, segundo o músico, essa parceria não é fixa. A cantora sempre o chama e, quando ele tem flexibilidade na agenda, os dois fazem apresentações juntos.

Completando o trio, Marquinho Mendonça e seu violão foram fundamentais. Minha atenção ficou dividida entre os rostos fortemente concentrados e emocionados dos artistas que, apesar de atentos com suas respectivas funções no palco, mostravam-se sintonizados e bastante à vontade. Havia troca de olhares, sorrisos e breves comentários entre eles.

Embora eu não conhecesse o trabalho de Flávia, o seu histórico – que inclui ter dividido o palco com Zeca Baleiro, Adriana Calcanhoto, Alcione, Geraldo Azevedo, entre outros – prometia um bom show. E, de fato, não deixou a desejar. Com muita presença de palco e interação com os demais músicos, o clima era de tranqüilidade e profissionalismo. Muito simpática, Flávia Bittencourt envolvia a platéia com seus agudos afinados e seu carisma.

As músicas variaram entre composições da própria cantora e interpretações de grandes nomes, entre eles Roberto Carlos, Zeca Baleiro, Martinho da Vila e Chico Maranhão. Além de compor e cantar, Flávia Bittencourt demonstrou afinidade com o violão quando tocou “Vazio”, música de sua autoria, e que está em seu primeiro trabalho “Sentido”, recentemente lançado pela SomLivre.

O show durou cerca de uma hora e foi bastante aplaudido pelas mais de vinte pessoas que prestigiaram a apresentação, confortavelmente sentadas. A música “Boi de Lágrima”, caracteristicamente regional do Maranhão, acompanhada das palmas empolgadas do público, finalizou a apresentação de Flávia, que agradeceu imensamente o espaço cedido e a presença de todos.

É preciso concordar com a máxima de que a primeira impressão é a que fica, pois Flávia Bittencourt me surpreendeu e emocionou de uma maneira que seria difícil não me encantar. Um show que tornou muito agradável essa tarde fria de terça-feira.

Set List:
1.Vassourinha Meaçabam - Chico Maranhão - 2.Terra de Noel – Josias Sobrinho - 3.Ex-amor – Martinho da Vila - 4.Vazio – Flávia Bittencourt - 5.Mar de Rosas – Eduardo Araújo - 6.À Distância – Roberto Carlos - 7.Flor do mal – César Teixeira - 8.Ponto de Fuga – Chico Maranhão - 9.Berê – Zeca Baleiro - 10. Boi de Lágrimas – Raimundo Macarra

Custo:
Transporte – R$ 2,00 (ida e volta com Bilhete Único de Estudante)
TOTAL – R$ 2,00

NOTA – 8,5
(matéria e fotos por Fernanda Almeida Silva)

2 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de não ter visto o show de Flávia na FNAC, conheço o trabalho dela e seu que deve ter sido maravilhoso, pois é emocionante ouvir Flávia cantar. Seu show passeia por varios estilos da MPB associando sempre a grandeza do seu repertório com a simplicidade do seu jeito brejeiro que encanta a todos. Sou fã do trabalho dela e espero que ela tenha muito sucesso na sua carreira.

Parabéns Flávia!!!

Anônimo disse...

Olá, estive na FNAC e fui exclusivamente pra ver este show da Flávia Bittencourt assim como outros tantos. Adoro o trabalho dela, acho que não só a voz mas a sua interpretação me emocionam bastantante. A Flávia além de tudo é muito carismática e as poucas vezes que conversei com ela, achei muito receptiva também. Por isso, minha nota é 10, se fosse possível, 100.
Valeu! Um abraço!