7.10.06

Artistas no Telhado - Deep Purple

O dia em que vi Deep Purple
por Helena Piccazio

Em Artistas no Telhado artistas contam as loucuras que já fizeram para assistir a um bom show. Helena Piccazio queria mais: não bastava só assistir, ela queria conversar com eles, ver o ensaio...

O Deep Purple!!! O Deep Purple!!! Eles mesmo? Sim! Pra tocar com a Orquestra Jazz Sinfônica. Sério? Sério...

Puxa vida, bem na época em que eu adorava um rock e ouvia muito Deep Purple. Comprei o ingresso, caro na verdade... 90 reais. Mas havia o ensaio geral e eu conhecia vários colegas que tocavam naquela orquestra. Por quê não?... Sim, no dia do ensaio geral, de manhã no Tom Brasil, eu peguei o meu violino e fui pra lá. Fui entrando como se eu fosse da orquestra, com os meus colegas. Eu nem deveria estar escrevendo isso, porque não fica bem pra segurança da casa de shows, mas foi assim mesmo. Sentei-me na platéia vazia esperando o grande momento em que os integrantes da lendária banda de rock apareceriam pra ensaiar. Alguns me olhavam torto: "Quem e essa?". Fiz que não era comigo.

Eram apareceram! Meu Deus... essas pessoas existem mesmo! Ian Gillan, Steve Morse, Ian Paige, John Lord, Roger Glover. No repertório, o Concerto para Banda e Orquestra composto por John Lord, tecladista do grupo, seguida de clássicos como Pictures of Home e Smoke on the Water. Eu adorei o Concerto, é muito raro ouvir uma composição que mistura essas duas formações, e a tentativa é, em raras ocasiões, feliz. Fiquei lá assistindo, a principio muito entusiasmada de ver o Deep Purple ali na minha frente ensaiando! Em seguida fui prestando mais atenção ao que fazia a orquestra. Infelizmente, não sei se por algum preconceito, negligência, falta de tempo de ensaio ou simplesmente acústica ruim, a orquestra não se apresentava na melhor forma. A banda mandando ver, fazendo o som rolar gostoso, e a orquestra assim meio mais ou menos.

Como já faz algum tempo, alguns anos, não me lembro se foi no intervalo ou no final do ensaio que fui falar com eles. Falei com John Lord: disse que adorava ele tocando e tinha curtido bastante a composição. Ele é realmente um lorde! Falei com Steve Morse, e disse que um amigo queria a palheta dele e não falava inglês. Falei com Roger Glover, uma simpatia! E também saquei-lhe uma palheta. O coração a mil! E elogiei o baterista Ian Paige, meu musico preferido ali.

Depois fui embora com o resto da orquestra, feliz da vida.

O concerto em si, o que eu paguei, foi muito legal, mas tenho que admitir que vi alguns solos no ensaio que gostei mais, que foram mais criativos, como o de bateria: no concerto foi bom, mas no ensaio foi emocionante! O publico roqueiro não curtiu tanto assim o Concerto para Banda e Orquestra, mas acabou acalmando um pouco as expectativas quando Deep Purple tocou os clássicos na segunda parte.

E foi assim que eu vi o Deep Purple de graça!

Helena Piccazio é violinista

Um comentário:

Allan Brito disse...

Caramba!!! Q momento único hein!!! Q inveja, hehehehe... E em novembro eles estão aki dnv neh, bom d+!!!!