21.10.06

Artistas no Telhado - Vengerov

Vengerov
Por Helena Piccazio

Fazia um bom tempo que não víamos um concerto, eu e meu namorado, que tambem é músico clássico. Aí apareceu um concerto na segunda-feira e o Dimitri Pogorelov, violinista aqui do Conservatório Lynn, tinha ingressos gratuitos. Claro que nós queriamos, mas nem sabíamos que concerto era aquele. Entao alguém perguntou: vocês vão ver o Vengerov na segunda-feira? Caramba!!! O Maxim Vengerov é um dos maiores violinistas da atualidade!

O recital de violino e piano aconteceu no Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, um teatro lindo e chiquésimo. Os ingressos custavam de 30 a 95 dólares.

Fomos até nossos lugares, que eram bons, lá em cima no mezzanino, com visão total do palco enorme. Lendo o programa percebemos que a pianista que tocaria com Vengerov, Lilya Zilberstein, tinha um currículo tão invejável quanto o dele.

Aí, entraram no palco! Não respiravámos... comecaram com um Adagio de Mozart, extraído de um concerto, mas que funciona muito bem sozinho. Eu sempre tinha visto Vengerov tocando peças virtuoses, mais modernas, com milhões de notas por segundo, e nesse Mozart ele mostrou que sabe fazer de tudo mesmo. Uma música lenta, do período clássico, com som cristalino, frases lindas e cheias de vida! E a pianista maravilhosa, de som limpo e aveludado. Em seguida tocaram a sonata no.7 de Beethoven para violino e piano. Que dizer? Estava perfeito!

Mas o melhor veio depois, na segunda parte do recital, quando tocaram a Sonata no.1 de Prokofief para violino e piano. Que lindo! Pra mim o primeiro movimento foi o auge da noite. Pelo impecável nível técnico, sutileza, diferentes climas e cores de som que conseguiam atingir. Foi demais! A última peça do programa eram 10 prelúdios do Schostakovitch, peças bem curtinhas e muito vibrantes, cheias de ironia, que executaram com perfeição!!!

Então o momento que todos esperavam: o bis. Fica todo mundo esperando o bis pra ver os musicos tocando virtuosismos. Primeiro, foi um prelúdio a mais do Schostakovitch. Depois, com muitas palmas ansiosas, tocaram a Danca Húngara no.5 do Brahms. O público foi ao delírio! Essa música se tornou popular ao ponto de cada violinista a tocar como bem entende, acrescentando ornamentos ao seu bel-prazer. Vengerov tocou demais! Queriamos levantar e dancar! UAU!

Infelizmente ele não deu mais bis... mas saímos de lá felizes de ter visto um recital tão bom! Querendo estudar a madrugada inteira...

Helena Piccazio é violinista

Nenhum comentário: