4.10.06

Você está aqui – Caixa Cultural – 03/10/2006

Voando em São Paulo

Santos Dumont foi a primeira pessoa a sobrevoar o mundo em que vivia. Após seu pontapé inicial os aviões desenvolveram-se e hoje se tornaram comuns no céu paulistano, assim como os enormes dirigíveis azuis. Isto possibilitou a alguns privilegiados uma nova visão sobre a cidade de São Paulo. Paulo Von Poser (artista plástico) e Cristina Guerra (fotógrafa), autores das obras expostas na Caixa Cultural, nos proporcionam esta bela observação. A exposição é uma homenagem ao centenário do vôo no 14 Bis, a ser comemorado dia 23 de outubro.

A capital do trânsito, da poluição e da pressa agora é apresentada sob outro ponto de vista. Através de ampliações das fotos de Cristina em tecido e transparência adesiva, intervenções diversas são feitas por Paulo. Muitos são os materiais aplicados, desde tintas até linhas. Todos os problemas da capital são afastados para dar lugar à poesia, à beleza e à humanidade existentes no meio do concreto. Mesmo as construções são representadas em arte. A flor, objeto característico do artista plástico em todas suas obras, funciona como uma figura pacífica no espaço urbano.

Logo na entrada o visitante é estimulado a interagir com todas obras. É dada a permissão explícita para tocar nos quadros, para pisar nas fotos pelo chão e sentar nos curiosos puffs espalhados por toda a sala. O espectador sente-se sempre em liberdade e conforto. Entre um quadro e outro era possível ler citações de Oswald de Andrade, Mario de Andrade e até de Santos Dumont, com um tema único: a vida em São Paulo. Frases escritas nas paredes ou pintadas nas obras davam o tom desejado pelos artistas: a reflexão sobre o nosso relacionamento com o espaço em que vivemos.

Interessante também é o uso de fotos 3x4 de pessoas comuns. Existe um puff estampado apenas com elas, e até um espaço reservado para colagem de novas fotos que podem ser doadas por quaisquer visitantes, o que coloca em prática o título da exposição - afinal todos poderão estar representados lá. Os locais mais fotografados são a Av. Paulista, com diversas referências ao Masp, e o centro antigo de São Paulo, com destaque para o Anhangabaú. As fotos são, em sua maioria, muito amplas, e o objetivo da proposta é atingido, pois nos faz realmente enxergar um ponto de vista diferente sobre nossa cidade.

No final sobra apenas a ausência de mais quadros que abrangessem uma área maior de São Paulo. Assim nos sentiríamos realmente conectados com toda a cidade, tão complexa e heterogênea. Mas isto significa apenas um ótimo convite para prestar atenção quando entrar em um metrô em breve, pois para divulgar ainda mais essa reflexão em todos paulistanos a mostra também estará exibida em quatro estações de metrô: Vila Madalena, Clínicas, Trianon-MASP e Ana Rosa. Boa viagem!

Custos
Transporte – R$ 0,00 (Ida e volta a pé)
Total – R$ 0,00

Nota - 9

por Allan Brito

Um comentário:

Anônimo disse...

q bosta