16.10.06

Ruas – Itaú Cultural – 16/10/06


Ruas?

Antes de atravessar a rua para chegar ao Itaú Cultural, já pude ver o começo da exposição Ruas. O muro lateral do lugar foi tomado por uma bela pintura de grafite, bem relacionada com o tema em questão.

“Ruas” faz parte de um projeto do Itaú Cultural que tem, além da exposição, shows, espetáculos, happenings e mais. Porém, a mostra não agradará aqueles que vão lá com a visão paulistana de urbanidade. As ruas em questão não movimentadas como Avenida Paulista, 13 de Maio. É algo que tende mais ao rural do que ao urbano.

Um helicóptero feito de sucata, um caminhãozinho feito de rolos de papel higiênico e cds se misturam com obras que retratam silenciosamente o silêncio urbano (esse sim metropolitano) e vídeos com artistas que desenham em esgotos.

O grande tema da obra não são as ruas. O grande tema é sim o que o homem faz para melhorá-las. Talvez por isso o grafite, a arte no esgoto, o barulho silencioso.

O melhor da mostra é, sem dúvida, uma grande foto de uma ruela. A foto, gigante, é posta em duas paredes, e a ruela acaba ficando na junção das duas, dando impressão de realidade. A imagem que vêm à mente é a do primeiro filme dos irmãos Lumiére, que mostra um trem vindo em nossa direção.

O nome da exposição é estranho, já que não tratam, especificamente, de ruas. Existe a mistura do mundo urbano com o mundo rural, o místico e o concreto.

São poucos objetos expostos, mas belos. Mostram um pouco da originalidade e criatividade dos brasileiros, mesmo quando não tem quase nenhum material para trabalhar. Frases, objetos, idéias.

Custos
Transporte – (fui e voltei a pé)
Café e salgado – R$ 2,30

Nota - 6,5

Nenhum comentário: