22.10.06

Reciclasa – CCSP - 21/10/2006

Novas idéias de transformação

A reciclagem se tornou nos últimos anos um dos principais temas nas discussões sobre a preservação do meio ambiente. Apesar de não ser colocada em prática como deveria, grande parte da população já possui os conhecimentos e as facilidades necessárias para que esta excelente ação seja tomada para o bem de todos. O que poucos sabem é que, além da proteção aos recursos da natureza, a reciclagem também faz muito bem aos olhos. A admiração e surpresa com as idéias do projeto Reciclasa eram inevitáveis.

Uma sala, dois quartos, cozinha, escritório e até mesmo um pátio externo foram criados no CCSP. Observando à distância ninguém poderia afirmar seguramente que os materiais utilizados eram recicláveis, tamanho foi o cuidado tomado pelos artistas. E mesmo ao chegar perto é possível surpreender-se: ao lado de cada cômodo da casa montada havia um guia - também feito com papel reciclado, claro – explicando os matérias utilizados em cada objeto e, assim, percebiam-se detalhes ainda mais inusitados.

Desde matérias mais comuns em projetos deste tipo como latas, garrafas e jornal até os mais curiosos, como fibra de bananeira e de coco, bobina de filme fotográfico, tubo de pasta de dente e pneus. A exposição esbanja criatividade e chega a ser espantosa a riqueza de idéias encontradas em cada objeto construído. As disposições das cores em cada local e a similaridade com o lar de qualquer pessoa criam um ambiente familiar cômodo. O que incomoda para que este sentimento seja totalmente recebido são as cordas colocadas para manter distância entre o público e as obras. Porém, elas são justificáveis para que não haja interferências graves em objetos tão sutis e frágeis.

O público que visita a exposição se diverte com a exposição. Em uma mesa da cozinha restaurada com decoupagem havia algumas propagandas antigas para decorar que causavam nostalgias e risadas em todos que reparavam. O tempo gasto em cada cômodo para admirá-lo é grande devido à necessidade de uma cuidadosa observação para que se perceba como foram feitos aqueles objetos, afinal tudo estava muito bem disfarçado. Além disso, famílias acomodavam-se nas poltronas feitas de embalagens plásticas e realmente descansavam, como se não houvesse qualquer diferença entre aqueles bancos e os que utilizamos em qualquer praça, o que mostra como o projeto é totalmente viável e útil à sociedade.

Vale a pena visitar esse trabalho feito com tanto esmero e criatividade. Sinta-se em casa para a visitação!

Custos:
Transporte – R$ 0,00 (ida e volta a pé)
Total – R$ 0,00

Nota – 9

por Allan Brito

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, eu fico besta de ver tanta criatividade, isso é coisa de artista, coisa de louco mesmo. Ah, se essa arte fosse implementada nas escolas, nas comunidades, nas famílias. Quem sabe um dia... Eu não sou político nem pretendo.