29.7.06

Vanessa Falabella - Fnac Paulista - 28/07/06

Divertindo, distraindo

Ansiosa por uma música de qualidade, selecionei o pocket show de Vanessa Falabella para o início da noite de sexta-feira (28). Uma cantora que interpreta baladas dos anos 70, 80 e 90; era o que eu sabia.19 horas e dez minutos chego na Fnac Paulista, brigando com o inativo trânsito paulistano. O show, previsto para as 7 da noite, começa com meia hora de atraso.

Cerca de 50 cadeiras estavam dispostas no espaço Fnac para eventos, que fica dentro do Frans Café. Todas ocupadas. Um grande cartaz promocional do novo CD, Vibe, exibia o belo rosto de Vanessa com o seguinte convite: “Uma voz suave, arranjos refinados e um repertório irresistível. Experimente novas vibrações”.

Vanessa sobe ao palco que já abrigava o baterista, o tecladista, o baixista e o guitarrista. Superstition, de Stevie Wonder, é sua música de abertura. Voz afinada, embora sem muita força. Já na segunda música, Don't Stop The Dance, de Bryan Ferry, pude sentir que a seleção do repertório foi cuidadosa e agradava a todos os presentes, a mim inclusive. Foi, no entanto, na quinta interpretação que o show de lançamento teve seu clímax: a música Change The World, de Eric Clapton, foi entoada por todos e contou até com participação especial de mais um instrumentista.

Vanessa têm carisma. Por vezes sorria demais e ensaiava algumas coreografias desnecessárias, mas sempre reafirmando ter personalidade. O estilo bossa-novístico colocado nos sucessos estrangeiros deu uma releitura gostosa e dançante. Algumas pessoas que passavam por lá paravam, curiosas, e permaneciam, mesmo sem lugares para sentar.

No curto espaço de uma música para outra a cantora conversava com o público: “Obrigada por estarem aqui. Estou vendo muitas pessoas queridas, valeu”.

Vanessa Falabella entra no rol dos cantores brasileiros como Dani Carlos e Emerson Nogueira, que fazem versões de hits estrangeiros, e que, embora não seja uma tentativa original de se fazer música, podem dar certo.

Feito todos os agradecimentos, Vanessa despede-se de todos às 20:15, desce do palco com uma trilha sonora de aplausos e sobe ao palco novamente: “Gente, não vão embora. Me pediram uma canja de Superstition”, algumas pessoas, mesmo assim, vão embora e Vanessa permanece no palco até às 20:30. Divertindo. Distraindo. Só isso.

Custos:
carona ida e volta + café (2,10) = R$ 2,10

Nota:
6

(Clique nas fotos para vê-las ampliadas. Todas as imagens desta matéria são propriedade exclusiva do Arte Free)

Nenhum comentário: